domingo, 3 de julho de 2011

Uma história triste

De uns tempos pra cá, tenho escutado muitos relatos de pessoas que pensaram em dar cabo de suas vidas! Mas o relato de uma delas (que é  da minha família) realmente me deixou triste e apavorada. Minha tia é alguns anos mais velha do que eu, é casada, tem 3 filhos lindos e mora em uma casa muito aconchegante.Tivemos uma infância semelhante, principalmente no quesito traumas. Ano passado o marido dela ficou desempregado e passaram por muitas dificuldades (mas quem não passa!), no início deste ano ele conseguiu um emprego, mas em outra cidade. Aqui estou resumindo bastante, e ressaltando somente os pontos mais fortes de tudo. Pois bem, a ida dele para longe de casa (e a falta de noticias diárias) levaram-na a planejar o próprio suicídio. Fez pesquisa na internet, para descobrir qual a maneira mais rápida de morrer, mas aí pensou nos filhos (ai esta o ponto do meu pavor) e pensando neles, pensou em mata-los tbém, e se conseguisse matar o mais velho qdo estivesse dormindo conseguiria matar os mais moços. Mas graças a Deus ou ao pingo de sanidade que ainda suspirava no corpo dela, desistiu da idéia macabra, e reformulou a maneira de se matar. Passou a se entupir de medicamentos tarja preta. Tentou 3 vezes, e não conseguiu. Em todas as vezes perceberam a tempo que algo estava errado e ela foi encaminhada ao hospital. Até o dia de hoje, ela não conseguiu tirar a própria vida, mas não sei quantas chances o cara lá de cima ainda vai dar.
E o grito do dia é: Cuide da sua saúde mental, porque sem ela realmente é difícil dar conta de levar a vida! 

6 comentários:

  1. Sem querer dar palpite mas já dando, por que não levaram sua tia para tratamento após a primeira tentativa ou a segunda? Suicídio é covardia!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Tentaram Jussara... mas se a criatura não aceita o tratamento, a 'melhora' dura pouco.

    ResponderExcluir
  3. Quando a pessoa começa a atentar contra a própria vida é que está em uma depressão profunda.Vivenciei isto dentro de minha família, de um suicidio, e nós que ficamos, adquirimos uma ferida que nunca cicatriza no coração.
    A depressão tem que ser tratada com urgência!!
    Desejo que sua tia consiga vencer esta batalha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha de tentar o suicídio eu entendo bem, já tentei três vezes e de três formas diferente. Acho que quando chegamos a esse ponto é porque não acreditamos mais na vida, nem sempre é por fraqueza ou coisa semelhante, é por um vazio imenso que invade nossa alma.

    Hoje em dia sei lidar com esse vazio. Não vejo mais o suicídio como solução. Mas específicamente no caso de sua tia, por ela ter pensado em matar os filhos, acho que está sofrendo de um distúrbio psiquiátrico e precisa de atenção médica urgente.

    ResponderExcluir
  5. Caroll! Ela está em tratamento, mas como disse antes, a pessoa tem que querer se ajudar tbém, se não os medicamentos e terapia viram paliativos.
    Imagino que a dor dos que ficam deve ser terrível.

    Dama, justamente por ela ter pensado em matar os próprios filhos e que me deixou em pânico.

    Obrigado pelos comentários, Jussara, Caroll e Dama!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi achei te blog lá na Dama e parei aqui.
    geralmente o depressivo odeia a própria vida mesmo. Não vê sentido nela, não tem vontade nem de acordar, não entende o porquê de sua existência...como a Dama disse: é um vazio.
    Eu, ignorantemente acho que quando isso passa a atingir outras pessoas (no caso filhos) aí já é brabeira e a pessoa precisa mesmo ser interditada. Porque geralmente o suicida não quer fazer mal a ninguém a não ser a si mesmo.
    Se ela não aceita o tratamento, a família precisará intervir para tirar os filhos da presença dela.
    Desculpa falar, mas quando tem crianças envolvidas acho que a coisa se torna pública.
    Vcs precisarão de muita força para lidar com esta situação difícil e eu estou aqui para te desejar isso: força.
    Aliás, força e racionalidade, porque sentimentalismo nessas horas não funcionam.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Aqui vc grita o que quiser!